17 setembro 2014

Bolo Fofo de Chocolate Low Carb



E mais uma receita de doce. É low carb. Uma fatia é quase cetogênico (muito pouco carboidratos). Eu amo chocolate e bolo, quando junta os dois é o paraíso. Aí pra pessoa aqui que é intolerante a glúten e não poder comer bolo seria o fim. Mas com substituições, fica um bolo bom ou até melhor que o com trigo.

Ingredientes

Massa:
2 ovos;
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida;
1 xícara de Farinha de Amendoim ou amêndoa (faço com amendoim por não achar amêndoa onde moro);
6 colheres de sopa de Coco ralado fresco;
5 colheres de sopa de cacau em pó (ou a gosto);
2 colheres de sopa de açúcar mascavo (coloque a gosto e experimente se ficou doce, acrescente mais, pois depois que assa perde um pouco o doce);
7 a 10 colheres de sopa de leite de coco fresco (coloque o tanto que ache que fique uma massa cremosa, mas nem muito dura ou líquida);
1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Cobertura:

2 colheres de sopa de manteiga sem sal;
3 colheres de sopa de cacau em pó;
2 colheres de sopa de amido de milho ou leite em pó;

Opcionais -
Coco ralado fresco;
Creme de coco ou chantilly;
Mel

Modo de preparo massa:

Eu sempre coloco os ovos primeiros e bato bem, depois acrescentei a manteiga que derreti num caneco e mexi. Acrescentei os outros ingredientes e por último o fermento e mexi por mais alguns minutos e deixei descansar por uns 5 minutos.

Unte uma forma qualquer (pode ser até de pão inglês) com manteiga. Unte com vontade e sem dó, pois assim não gruda quando for tirar um pedaço e colocar no prato ou desenformar.

Depois é só assar no microondas na potência 7 por 10 minutos. No forno não tenho certeza, mas demoraria por volta de 30 minutos ou mais em temperatura média. Se fizer no forno, deixe em temperatura média e sempre verifique com um palito, se sair sem nada, está pronto.

Modo de preparo da cobertura:

Enquanto o bolo assa, derreta a manteiga, acrescente o leite em pó ou amido e depois o cacau em pó. Pode colocar o tanto de açúcar que quiser ou até mel.

Depois é só esperar esfriar tanto o bolo quanto a cobertura e decorar o bolo.

Uma dica: Pra ele continuar fofinho mesmo no dia seguinte, use uma boleira com tampa. O bolo não perderá umidade e não vai pegar cheiro de outras comidas da geladeira.

Meu bolo usei 2 coberturas. A de chocolate normal, mas como eu tinha um creme de coco dando sopa na geladeira, passei ele só na fatia que peguei e joguei um pouco de mel em cima, já que não fiz a massa e nem a cobertura de chocolate doces.

Informações Nutricionais sem cobertura de creme e mel:

Calorias: 169
Carboidratos: 8,35 g
Gorduras: 14,52 g
Proteínas: 2,06 g
Açúcar: 3,69 g
Fibra: 3,2 g

Um bolo milagroso praticamente. Tem pouca caloria, mas eu não me importo com elas. O importante aqui são as gorduras. São quase 15 gramas delas, além das fibras que são boas pro intestino.

Mesmo tendo mais gordura que carboidrato, não saia comendo sem parar, ainda tem carboidrato e açúcar. Um pedaço por dia é o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário