04 agosto 2014

Dicas para Iniciantes na Cozinha



Mexer nas panelas não é um bicho de sete cabeças não. Eu nunca tive vontade de cozinhar até entrar numa dieta, pois se dependesse da família, eu viveria comendo coisas saturadas de açúcar, sal, gordura insaturada e outras coisas nocivas. Minha mãe me ensinou o básico pra um almoço, mas nada além disso. Aprendi sozinha, lendo receitas e com o tempo comecei a inventar minhas próprias.

Preguiça é normal. Quem não vê um biscoito industrial e acha super chato cozinhar? Mas não é difícil. A dica é sempre fazer em uma porção por vez - isso, uma porção, pois vai demorar menos e não ficará depois com desejo de sempre repetir, ficando com remorso.


Antes das receitas, é sempre bom seguir umas dicas básicas.
Primeiro a segurança na cozinha:
  • Nunca deixar nada inflamável perto do fogão. Se pegar uma panela no fogo ou forma, use uma luva própria ou uma toalha e tenha certeza de que não irá encostar no fogo.
  • Nada de tentar imitar um chef tentando cortar rápido, faça devagar e com atenção.
  • Em caso de fritura, sempre deixe na temperatura mínima e mexa dentro da panela com uma concha/colher/garfo grande e com o corpo distante.
  • Pegou fogo na panela? Tampe com um pano úmido e bem torcido. A falta de oxigênio corta o fogo. Nunca jogue água, isso só piora.
No preparo:

  • Primeiro, siga as medidas corretas de receitas. Não importa se você ache que é muita. Corte pela metade se for porções para várias pessoas. Anote pra não esquecer. 
  • Ordem. Não existe uma específica, mas eu sempre deixo fermento e temperos como sal, açúcar e condimentos por último - Dá pra experimentar e ir acrescentando.
  • Tempo no forno. Isso aqui me complicava. Nem todo forno tem a mesma temperatura. Eu uso mais microondas, mas também uso forno quando são porções maiores. Regra básica: use um palito ou garfo e fure o alimento, se não sair nada, está perto de desligar o forno. Quando ver que está assim, deixe por mais uns 5 minutos na temperatura mais baixa. O ideal é sempre ficar olhando, deixando na temperatura média no caso de dúvida.
  • Siga as observações de algumas receitas, algumas delas são muito importantes.
  • Não precisa usar todos os ingredientes da receita, pois nem sempre temos, basta substituir por algo parecido.
  • Tenha em mente que muito volume demora mais tempo de preparo e cozimento.
  • Queimou? Sem problemas. Se foi um bolo, raspe a parte queimada e passe um glacê ou chantilly pronto. Carne, um molho bem temperado ou salada ajuda.
  • Carnes, antes ou durante o preparo é sempre bom, mesmo com temperos básicos como sal e orégano.
  • Ficou muito doce? Acrescente mais farinha, leite. Muito salgado, a mesma coisa. Nunca aumente só um ingrediente, tem de balancear tudo. O ideal é sempre colocar açúcar/sal e experimentar a massa. Se é carne que está temperando, coloque pouco, com o tempo pega prática.

Depois de saber disso, é hora de pegar receitas. Nos sites listados abaixo, possuem muitas receitas, mas você pegar o livro de receitas da sua mãe, avó ou quem for e tentar cozinhar.

CyberCook
Tudo Gostoso
Comida e Receitas 

Quem quer comida seguindo dietas ou apenas conhecer:

Mais Gordura, Menos Carboidratos pra quem está seguindo a dieta low carb/paleo
Dieta e Receitas para quem segue a dieta Dukan

Também no Instagram tem muitas receitas, só procurar uma marcação. Normalmente as pessoas explicam a receita e outras são fáceis de fazer só de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário