15 maio 2014

last.fm


Oie! Hoje vim trazer um site muito bom para quem ama músicas e quer ficar sintonizado onde há shows, pessoas que curtem a mesma banda que você... É a last.fm, um site voltado pra música. Aparentemente você pensa que é sobre criar playslist, ouvir música no próprio site, porém não é bem assim, mesmo podendo ouvir algumas músicas na página.

A last.fm possui um scrobbler, ou seja, um applicativo para diversas plataformas - tanto pc quanto móvel - onde você ouve música pelo seu player convencional e fica contabilizado no site. Por isso o print da página inicial logada na minha conta, para verem como funciona.


Pra começar basta ter um computador ou celular Android/iPhone/BlackBerry, baixar o app e instalar. No pc ele pede para instalar pluggins, depois disso é só escutar a música e será contada no site. Depois que ouve uma banda, aparece na página inicial algumas recomendações, que podem ser úteis pra quem adora conhecer bandas novas.

Página pra baixar o app pro pc aqui.

É muito intuitivo. Você vê sua faixa tocando ali e mais abaixo as faixas mais tocadas, juntamente de artistas. Do ladinho pode colocar charts diversos. Peguei os meus aqui. Ainda dá pra ver o que seus amigos ouvem.




Se quer saber se um amigo tem gosto parecido com o seu, é só ir no perfil dele e aparece o quanto vocês são semelhantes


Achar artistas é super fácil, basta pesquisar na barra e aparece o artista, música, álbum... A página do artista/banda possui imagens, biografia e vídeos das músicas mais ouvidas, além dos álbuns e faixas mais ouvidas. Você também sabe se vai ter algum show ou evento perto de você e se seus amigos também ouvem.



O mais legal é que se você gostou da banda, ainda pode ver os semelhantes nos ícones ao lado. Se você quiser, pode até comprar os álbuns.

Eu poderia passar o dia explicando como funciona o site, mas o que interessa mais é que ele é bastante útil para encontrar músicas por gênero, tags, artistas. Pesquisar uma tag rende milhões de resultados.

O scrobbler tem uma aparência leve. Vou mostrar ele em pleno funcionamento.


Tem os ícones, onde você vê em tempo real o que seus amigos ouvem, seu perfil e os scrobbles que fez sem entrar no site. 

Pena que não funcionam os scripts, que a própria last disponibiliza, para por em blogs, pois seria bem interessante.

E se tem mais alguém que usa o computador. Tem mais de um player de áudio e instale o pluggin somente naquele que você usa, pois se não irá aparecer na sua conta e ninguém quer uma banda ou artista que não gosta sendo contabilizado em sua página.

Espero que tenham gostado dessa dica. Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário