30 março 2014

Faculdade ou Curso Técnico?

By We Heart It

Oie. Amei o bichano nessa imagem. Eu queria a muito tempo escrever esse tipo de postagem no blog, pois não só eu, mas muitos que estão entrando na faculdade, saindo ou ainda estão na escola, ficam em dúvida o que é melhor: faculdade ou curso técnico? Moro em Mato Grosso do Sul e aqui é mais valorizado a faculdade, não sei quanto aos outros estados.

Curso técnico é muito bom e ter um diploma na faculdade também, mas sempre vem a questão se não fazer algo mais rápido e com o principal do que você irá usar, seja uma boa escolha.

 Aos 14 anos queria me formar Bióloga, pois a natureza era minha vocação e eu amo bichos, verde, reciclagem, tudo que tem a ver com o meio ambiente. Depois que terminei a escola, não consegui entrar na faculdade por falta de documentação e por que minha mãe não queria que eu estudasse integral em outra cidade. Passe o resto do ano seguinte, 2012, estudando curso técnico de Vendas para não ficar parada nos estudos.

Esse foi um dos meus erros, pois o curso foi escolhido para tapar um buraco que não preenchi com a faculdade e acabei me decepcionando e estressada com o curso, tanto pela falta de profissionalismo de muitos professores e mesmo tendo esse curso no currículo, ainda é difícil de se conseguir emprego.

Não estou dizendo que cursos técnicos sejam ruim, pelo contrário são ótimos se você quer trabalhar em algo que não seja necessário um conhecimento abrangente ou procura por um emprego, para futuramente pensar na faculdade. O ideal seria pensar no que gostamos e fazer o curso, aperfeiçoar nossos conhecimentos ou tentar algo novo, que achemos interessante.

Se não gostar, pule fora, pois ficar em algo que não consegue se ver futuramente, não é agradável e é dinheiro jogado fora. Fiz isso com a faculdade de Ciências Biológicas e não me arrependo de nada. Ainda amo biologia, mas não me via dando aula e seria um prazo enorme até me formar e ter pós graduação em Perícia Criminal - que era o que eu queria quando entrei no curso, mas acabei vendo que entrei em Licenciatura e precisaria refazer o primeiro ano só que em Bacharelado. Deixei a faculdade porque não me via mais naquele universo e me encantei por outra área, quase que totalmente distinta da Biológicas, a Humanas.

Digo que foi a melhor escolha que fiz, pois estou prestes à iniciar na turma de Web Designer e Técnico em Assistência de Computadores, coisas que gosto e tento mais afinidade, pois pratico sempre que possível e necessário. Não seguirei carreira nessas áreas, é mais para me aperfeiçoar e ter um emprego na área que gosto, mas pretendo mesmo trabalhar com Design de Interiores.

Mas tem também profissões que queremos seguir, que muitas vezes são preciso não só uma faculdade, mas pós graduação, mestrado, doutorado. Se quer seguir, terá de ter em mente que o caminho é longo e cheio de dificuldades.

Tem alguns cursos, que são opções para quem quer iniciar um tipo de faculdade, mas se não tem certeza se é aquilo mesmo que quer, se optar por um técnico, saberá se foi realmente uma escolha boa.

Espero ajudar alguém com dúvidas. Beijin e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário